Altas Habilidades / Superdotação

Na entrevista de 09.08.2022 com @patryciamannarino (Gratidão!), do site @clubegazetadopovo (@carol_enke) conversamos sobre algumas declarações de Oswaldo Montenegro à imprensa em 2009.

Não tenho acesso ao laudo do cantor, nem poderia tê-lo. Mas como similaridade da descrição resolvi escrever sobre o que é chamado “Altas Habilidades / Superdotação” (AH/SD), dentro da neurodivergência: a capacidade bem acima da média para agir em uma ou mais áreas da vida (dentre outros fatores, claro, como o Quociente Intelectual).

Nesses casos a pessoa é capaz de um hiperfoco, podendo se dedicar por muito tempo ao que escolher fazer. Em outra via, também em razão da melhor eficácia das conexões neurais, é comum que sejam muito fortes a intensidade das emoções, a excitabilidade, a inquietação e a aceleração do pensamento, por exemplo.

Até que descubra “o seu jeito de funcionar”, a criança ou o adulto pode sofrer pelas comparações com outras pessoas, pelo não entendimento ou até com o julgamento. E sua autocrítica, alimentada por padrões muito elevados, tanto pode fonte de trabalhos de qualidade quanto podem causar sofrimentos emocionais.

Para quem vê de fora, sempre, há a importância de não julgar. Sempre. Cada um tem seus caminhos. Quem quiser ajudar, basta acolher.

A identificação (não se diz diagnóstico, pois não é transtorno) e a psicoterapia são absolutamente importantes. Quem tem altas habilidades / superdotação pode se beneficiar de Terapia Cognitivo-comportamental, da Terapia de Esquema e Mindfulness, por exemplo. Fazem parte da busca para achar “o seu jeito de ser feliz no mundo”, ou, nas palavras da OMS: o “bem-estar”. Se, para o artista, a música e o apartamento estilizado ajudam na saúde do corpo e da mente, para outros o caminho poderá ser um destaque nos estudos, a excelência profissional ou a dedicação às artes, etc. E, junto, as conciliações possíveis com o ambiente, a realidade, outros sonhos e a convivência com pessoas próximas.

Bem, aí vem a vida e traz ameaças e oportunidades, não é mesmo? A identificação e o correto acompanhamento profissional (psicologia, psicopedagogia, neurologia) podem ajudar a ter bons encaminhamentos acadêmicos, profissionais e pessoais (o autoconhecimento de suas principais características como AHSD). E o desempenho na área de melhor resposta poderá dar segurança para a pessoa desenvolver outros aspectos da vida que poderão completar seu bem-estar.

Texto publicado em 22.08.2022

Confira a entrevista no site do Clube Gazeta do Povo (09.08.2022): https://clube.gazetadopovo.com.br/noticias/shows/oswaldo-montenegro-no-teatro-guaira-sabado-13-08/

Psicólogo Pascoal Zani. CRP 08/04471

@psicologopascoalzani

#superdotação #altashabilidades #neurodivergência #clubegazetadopovo #oswaldomontenegro

Deixe um comentário